Maçã e aveia em pó

A vida é cheia de aventuras e descobrimentos, porém se você realmente quer descobri-los e desfrutar de todos os momentos com uma ótima saúde você deve se cuidar desde cedo.



Loclo Fibras de Psillium, maçã e aveia em pó
Auxilia na absorção de gordura



Prepare seu corpo para enfrentar qualquer obstáculo da vida e coloque como prioridade cuidar bem de sua saúde desenvolvendo hábitos saudáveis.
FIBRAS
Fibra é vital para o bom funcionamento do intestino. Um intestino em equilíbrio ajuda a limpar as impurezas do corpo. As fibras também apresentam um excelente desempenho na redução do colesterol.



Segundo os estudos feitos pela Academia Nacional de Ciências dos EUA, a recomendação diária para ingestão de fibras é de 25g a 40g. Muitas pessoas consomem apenas metade desta quantidade.






No vasto grupo das fibras podemos distinguir as fibras solúveis das insolúveis:


As fibras solúveis, parcialmente fermentadas pelas bactérias da flora intestinal, atrasam o tempo de digestão. Pela sua capacidade de solubilização em água, tendem a formar um gel no intestino que dificulta a absorção de colesterol alimentar durante a digestão, contribuindo assim para a diminuição dos níveis de colesterol sanguíneos.

Essas fibras são importantes substratos para o desenvolvimento, reforço e proliferação da flora bacteriana intestinal. Esses tipos de fibras encontram-se principalmente nas frutas, legumes, leguminosas e cereais como a aveia, cevada ou centeio.

AS FIBRAS INSOLÚVEIS
As fibras insolúveis, que não são fermentadas pelas bactérias intestinais, desempenham um papel fundamental na manutenção da motilidade intestinal e prevenção da obstipação. Esses tipos de fibras aumentam o volume e fluidez das fezes, por isso estimulam o trânsito intestinal.


Dessa forma, os produtos resultantes da digestão dos alimentos ficam menos tempo em contato com a mucosa intestinal, diminuindo a exposição da parede intestinal à ação de substâncias potencialmente nocivas.
Esses tipos de fibras encontram-se principalmente nas hortaliças, hortícolas, nos farelos de cereais, nos cereais inteiros e seus derivados integrais, como por exemplo: no pão escuro, arroz, massas e cereais. Atualmente, recomenda-se uma ingestão mínima de 25g de fibras diariamente. É bom salientar que um padrão alimentar diário pobre em fibras aumenta o risco de obstipação (prisão de ventre).

COMO SONSUMIR FIBRAS ALIMENTAR NA QUANTIDADE ADEQUADA?
Consuma pão de mistura ou integral, em vez do tradicional pão branco que é geralmente produzido com farinha muito refinada e por isso tem um baixo conteúdo em fibras;



Se consumir cereais, leia o rótulo e prefira os que têm elevado teor de fibras e menor quantidade de açúcar; ou opte por misturar, em partes iguais, cereais ricos em fibras com os cereais que consome habitualmente;
Consuma frutas entre as principais refeições e também como sobremesa;


Procure consumir sopas ricas em legumes e hortaliças ao almoço e ao jantar;

Use como acompanhamento do prato principal saladas e hortícolas;

Utilize frutos secos em vez de outros aperitivos ricos em sal e em gordura;

As massas e o arroz (quando integrais!) são uma excelente fonte de fibras para as suas refeições; prefira as versões integrais às suas versões mais refinadas cujo teor em fibras é consideravelmente reduzido, ou no mínimo misture, em partes iguais, a massa ou o arroz integral com o não integral.

VOCÊ SABIA?
Para evitar desconfortos do tipo flatulência (gases), cólica e diarréia, o aumento de fibras na dieta deve ser gradativo;


Aumente o consumo de água (6 a 8 copos/dia), assim, as fibras aumentam de volume e facilitam a eliminação das fezes pelo intestino. Caso contrário, poderá ocorrer obstipação;

Cuidado com as calorias! Muitas fontes ricas em fibras são também ricas em calorias;

Grãos integrais são mais perecíveis do que os grãos refinados. Se você planeja armazená-lo por mais de um mês, mantenha no refrigerador ou freezer, porém são melhor armazenados em local seco e fresco;

Verifique sempre os rótulos dos alimentos industrializados para conferir o seu conteúdo de fibras;

Se você tem intestino preso, exercícios regulares podem também ser muito benéficos para melhorar o seu hábito intestinal.


Fonte: http://www.nsp.com.br/loclo.htm





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO DIVULGAR UM SALÃO DE BELEZA

APOIO POLÍTICO PARA EX-SOLDADOS ESPECIALIZADOS

Convite para editar Jornal